Deputados do PS nos Açores e na Europa reúnem em Jornadas na Região

Os deputados do Partido Socialista dos Açores à Assembleia Regional e ao Parlamento Europeu vão reunir em Jornadas Parlamentares, nos dias 24 e 25 de abril, na Região. A iniciativa foi anunciada pelo vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores José San-Bento, esta quinta-feira, em conferência de imprensa no Pico.

“Esta iniciativa vai permitir que os nossos congéneres europeus se inteirem do que tem sido concretizado no âmbito dos investimentos e do desenvolvimento financiado por políticas europeias e por fundos comunitários. Também que eles percebam as prioridades que nós temos para os próximos anos e, principalmente, que oiçam os nossos agentes económicos, as nossas forças sociais e todos os setores da nossa sociedade”.

José San-Bento destacou a importância da iniciativa: “Neste momento, no plano europeu, nós estamos a ultimar uma fase decisiva, com vista à aprovação do próximo orçamento plurianual, pós 2021 da União Europeia. E os Açores têm, como devem calcular, um conjunto de interesses muito importantes que é necessário salvaguardar, nomeadamente o próprio financiamento do próximo quadro comunitário de apoio e as taxas de comparticipação de co-financiamento regional desses investimentos”.

O vice-presidente da bancada socialista na Assembleia Legislativa realça que “está em causa o futuro quadro comunitário de apoio” e que o Partido Socialista, mais uma vez, “estará na primeira linha de defesa desses interesses. Enquanto uns ainda estão pensando no passado e no presente, nós já estamos pensando na construção do futuro que é o que interessa aos Açores”.

José San-Bento reiterou o compromisso do PS para com os interesses dos Açorianos: “O Partido Socialista tem a capacidade de liderar a mudança, de protagonizar a mudança, nós temos vontade de mudança e um espírito reformista permanente em que nunca, nunca nos conformamos com aquilo que está realizado”.

No encerramento das Jornadas Parlamentares que o PS/Açores está a realizar no Pico desde segunda-feira, José San-Bento realçou a capacidade de diálogo e de proximidade do Partido Socialista: “Temos sido um Partido disponível para o diálogo com todas as forças políticas na Assembleia Legislativa da Região e temos sido um partido próximos dos cidadãos e dos representantes da sociedade civil. Somos assim uma maioria de diálogo, de proximidade e com ambição de fazer sempre mais pelos Açorianos e pelos Açores”.

Depois de realizadas mais de 30 iniciativas na ilha Montanha o vice-presidente do Grupo Parlamentar PS/Açores destacou os impactos concretos das políticas e do modelo de desenvolvimento aplicado na Região: “A governação do PS, o projeto governativo do PS está a ter a capacidade para implementar políticas de desenvolvimento económico e social, que beneficiam todas as ilhas e todos os concelhos dos Açores, e nós confirmamos isto aqui no Pico”.

“Também no turismo, hoje ninguém questiona que, por exemplo, os benefícios têm sido partilhados por todas as ilhas dos Açores. A política que foi seguida proporcionou o desenvolvimento em todos os concelhos da Região. Há imprecisões, há aspetos que têm que ser melhorados e afinados, nós também refletimos sobre isso, mas não há dúvida de que estavam enganados aqueles que não acreditavam no potencial turístico de todas as nossas ilhas. Aqueles que desconsideraram o novo ciclo de desenvolvimento que os Açores atravessaram e que continuam a prosseguir”, concluiu.

foto/DR

AExpresso Online