Secretária Regional da Saúde destaca relevância do trabalho em equipa com a Ordem dos Enfermeiros

A Secretária Regional da Saúde destacou a relevância do “trabalho em equipa” com a Ordem dos Enfermeiros, tendo sempre como objetivo prestar mais e melhores cuidados de saúde a todos os Açorianos.

Teresa Machado Luciano, que hoje reuniu, em Ponta Delgada, com os novos responsáveis da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, salientou o empenho do Governo Regional na melhoria das condições do exercício e do desenvolvimento profissional dos enfermeiros, recordando que o Serviço Regional de Saúde é o maior empregador destes profissionais no arquipélago, correspondendo a mais de 70% dos enfermeiros empregados.

Neste encontro, a titular da pasta da Saúde referiu ainda o contributo da Ordem dos Enfermeiros para o desenvolvimento da prestação de cuidados aos Açorianos, na medida em que regula o acesso e o exercício da profissão, defende os direitos dos cidadãos seus beneficiários, contribui para as políticas de saúde e defende, com autonomia e independência, o interesse público.

O Anuário Estatístico da Ordem dos Enfermeiros indica que, em 2018, estavam inscritos 2.110 enfermeiros na Secção Regional dos Açores, um rácio de 8,6 enfermeiros por cada mil habitantes, acima dos 7,2 registado no país.

No final de 2019, estavam mais de 1.600 enfermeiros a trabalhar no Serviço Regional de Saúde, um aumento de cerca de meia centena de enfermeiros comparativamente a 2018.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião, Teresa Machado Luciano afirmou estar “tranquila” relativamente à proteção da saúde pública no arquipélago, assegurando que a Secretaria Regional da Saúde, a Direção Regional da Saúde e as autoridades de saúde “seguem as normas da Direção-Geral da Saúde e foram implementadas todas as medidas necessárias” no que diz respeito ao novo coronavírus 2019 nCoV.

foto/GaCs

AExpresso Online