Operação Fora de Jogo. Há 47 arguidos entre eles jogadores e dirigentes

Entre os arguidos estão jogadores, agentes ou intermediários, advogados e dirigentes desportivos.

No âmbito da operação Fora de Jogo, que corre termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e cuja investigação está a cargo da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), foram constituídos 47 arguidos (24 pessoas coletivas e 23 pessoas singulares), entre os quais jogadores de futebol, agentes ou intermediários, advogados e dirigentes desportivos.

A informação foi confirmada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) através de um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

No mesmo documento, a PGR adianta que em causa estão suspeitas da prática de factos suscetíveis de integrarem crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

No inquérito investigam-se negócios do futebol profissional, efetuados a partir do ano de 2015, e que terão envolvido atuações destinadas a evitar o pagamento das prestações tributárias devidas ao Estado português, através da ocultação ou alteração de valores e outros atos inerentes a esses negócios com reflexo na determinação das mesmas prestações.

No decurso da operação foram realizadas, em 56 locais, 40 buscas domiciliárias e 31 buscas não domiciliárias, designadamente, em diversos clubes de futebol e respetivas sociedades e cinco buscas a escritórios de advogados.

As diligências decorreram em vários pontos do território nacional e envolveram 11 magistrados do Ministério Público do DCIAP, sete magistrados judiciais, 101 inspetores Tributários e 181 militares da Unidade da Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana (GNR), assim como elementos da Polícia de Segurança Pública.

foto/DR

AExp. Online