PS/A viu aprovado a sua prposta para reforçar os apoios à Comunicação Social da Região

O Parlamento dos Açores aprovou, por unanimidade, a alteração ao Programa Regional de Apoio à Comunicação Social Privada (PROMÉDIA) que, para além dos apoios já concedidos por causa da Covid-19, vem reforçar as verbas para projetos, nomeadamente os digitais. “É essencial garantir um apoio para os Órgãos de Comunicação Social, quer para os tradicionais quer para os novos projetos que vão surgindo”, adiantou Pedro Moura, depois da votação em Plenário.

O deputado do PS/Açores recordou que “as propostas de alteração agora apresentadas são as que foram aprovadas em novembro do ano passado, aquando da discussão do Plano e Orçamento para 2020, na sequência de uma proposta apresentada pelo Partido Socialista e aprovada unanimemente”. Com esta alteração, que prevê uma verba na ordem dos 650 mil euros, está garantido que não haverá “lugar a rateio” o que é uma medida bem acolhida pelos OCS.

Pedro Moura considera que, mesmo não tendo sido esse o objetivo inicial, “esta proposta assume agora ainda mais importância porque como se sabe, são os OCS que podem combater as notícias falsas que circulam nas redes sociais, uma vez que são profissionais e que possuem jornalistas credenciados”

“Com o confinamento a que todos fomos sujeitos esses projetos, alguns já a ser implementados, revelaram-se de extrema importância”, acrescentou o Parlamentar. Em relação a algumas criticas que foram feitas sobre a independência e profissionalismo dos jornalistas e comunicação social nos Açores, Pedro Moura afirmou: “Mais do que as palavras e das opiniões que possam ser aqui emitidas, o importante é que os Açorianos, ao lerem os jornais, ao ouvirem as rádios e ao verem televisão, tirem eles próprios as suas conclusões sobre a independência com que esses OCS têm desenvolvido a sua atividade”.

foto/DR

AExp. Online