Deputados do PS visitam projetos nas áreas das acessibilidades e da agricultura e realçam investimento na nova aerogare da Graciosa

“É notória a aposta que o Governo dos Açores tem feito no desenvolvimento de setores-chaves, como são as acessibilidades e a agricultura, entre outros, beneficiando assim o progresso das nossas ilhas”, afirmou José Ávila, depois da visita algumas infraestruturas na ilha Graciosa. O vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores aproveitou a iniciativa para destacar, também, a importância da aprovação do projeto da nova aerogare da ilha.

“Com a aprovação formal por parte da ANAC [Agência Nacional da Aviação Civil], pode avançar o investimento de 4,3 milhões de euros na nova aerogare, o que responde ao progressivo aumento do número de passageiros movimentados de e para a nossa ilha”, sublinhou o parlamentar, acrescentando que o projeto prevê também “um novo parque de estacionamento e equipamento de frio para a conservação dos produtos locais, onde se inclui o pescado”.

Em relação aos investimentos visitados esta terça-feira, pelos deputados socialistas da Graciosa, José Ávila referiu que o alargamento do Caminho da Igreja, junto ao Sporting Clube de Guadalupe, vem melhorar as condições de segurança daquela via: “Os estacionamentos adjacentes à rede viária, a correção de curvas, a criação de zonas de lazer, a construção de novos miradouros e a sinalização horizontal, são investimentos que, nesta legislatura, já representam 1,1 milhões de euros”.

“Estes investimentos visam melhorar as condições de mobilidade e de estacionamento, contribuem para o ordenamento rodoviário e qualificam a oferta turística”, referiu o deputado, realçando que dentro em breve se irá “iniciar também, a execução do projeto de requalificação do Largo 1º de Dezembro, na Luz, que terá o mesmo objetivo, ou seja, reorganizar o trânsito, dotar o espaço de estacionamentos e de passeios e requalificando toda a envolvente”.

Sobre a visita à exploração agrícola, o vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, afirmou que “a produção de leite é um setor importante para a economia da ilha, daí a grande aposta que tem sido feita e que vai continuar a ser feita no melhoramento genético das produtoras de leite. Se no passado deu frutos, este é um caminho que deve continuar para se manter um elevado estatuto sanitário, daí o Governo ter um protocolo com as organizações de produtores Graciosenses para prosseguir o processo de melhoramento genético dos bovinos leiteiros que conta com o apoio interessado dos agricultores locais”.

José Ávila destacou ainda que “nesta legislatura já foram investidos cerca de 1 milhão de euros em caminhos agrícolas e florestais e na eletrificação e abastecimento de água às explorações”. E acrescentou que “ainda existem necessidades de investimento nesta área, nomeadamente no alargamento e pavimentação da Canada do Pavão, que liga as Covas às Relheiras, obra cujo lançamento se espera até ao final do verão”.

foto/DR

AExpresso