Município da Madalena do Pico cria equipa de proteção e bem-estar animal

Com um número crescente de residentes de quatro patas, o Canil Municipal passa a dispor de um serviço pioneiro em toda a região: uma equipa multidisciplinar que irá garantir o total bem-estar dos animais e, simultaneamente, promover a sua socialização e treino, de modo a prevenir problemas comportamentais, sarar traumas e estreitar laços de afeto, aproximando a comunidade do Canil.

O Município da Madalena dá mais um passo importante na promoção do bem-estar animal. A autarquia passa a dispor de uma equipa, composta por três elementos, que irá trabalhar, conjuntamente com a Veterinária Municipal, na socialização e treino dos cerca de 70 animais institucionalizados.

A par do adestramento, o grupo pretende ainda aproximar o Canil da sociedade, através da dinamização de múltiplas atividades, que sensibilizem a população para a problemática do abandono, denúncia de maus-tratos e a importância da adoção, fomentando o voluntariado e outras formas de intervenção.

De cauda a abanar, os animais recebem entusiasticamente a equipa, que dia após dia através de passeios, brincadeiras e treinos simples, conquista a confiança destes patudos, fazendo-os descobrir o carinho e o afeto, depois de um passado traumático de abandono, negligência e maus-tratos.

Com uma ação pioneira na promoção da causa animal, o Município da Madalena, em estreita parceria com a ACANIL, tem vindo a dinamizar diversas iniciativas, como o envio de cães abandonados para a Europa, num árduo esforço por todos reconhecido inclusivamente por Chris Brown, o mundialmente famoso veterinário do programa televisivo “Bondi Vet”, que em 2016 ao visitar o canil teceu rasgados elogios ao trabalho desenvolvido.

foto/DR

AExpresso