Governo Regional dos Açores cria comissão para acompanhar luta contra pandemia

O Governo dos Açores criou uma Comissão Especial de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia de Covid-19, área que funcionará no gabinete do secretário da Saúde e será tutelada pelo médico Gustavo Tato Borges.

A medida foi anunciada pelo presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, que falou aos jornalistas na cidade da Horta, tendo a seu lado o vice-presidente do executivo, Artur Lima, e o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses.

Caberá ao órgão “acompanhar e aconselhar todo o trabalho que daqui por diante tem de ser realizado” no combate à pandemia, declarou Bolieiro.

Gustavo Tato Borges é atualmente um dos vice-presidentes da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública.

Sobre o profissional, o presidente do Governo dos Açores valorizou o seu “saber, experiência” e “capacidade de liderança”.

Caberá à comissão hoje anunciada propor ao Governo Regional a “aquisição, transporte e armazenamento” de vacinas que venham a ser implementadas para combater o vírus, foi também revelado.

José Manuel Bolieiro demonstrou ainda “gratidão”, em nome do novo executivo, a “todos os profissionais de saúde que ao longo deste tempos tudo têm feito” no combate à pandemia nos Açores.

“A exaustão destes profissionais é também uma preocupação e uma sensibilidade deste Governo”, acrescentou ainda.

Bolieiro reiterou ainda o desígnio do novo Governo de criar uma autoridade de saúde “autónoma e independente” do poder governativo.

foto/JEdgardo

Lusa/AExpresso