Deputados do PS/A recomendam medidas para setor do leite incluindo acordos de tarifas que protejam os produtores

Depois de uma ronda de auscultação aos diversos agentes do setor do leite e lacticínios o Grupo Parlamentar do PS/Açores apresentou uma iniciativa para assegurar que o Governo Regional adota medidas concretas para o relançamento económico do setor. “Salvaguardar um rendimento justo para os produtores; apoiar a internacionalização e exportação dos produtos e incentivar a união de todos os intervenientes”, são algumas das propostas, adianta a deputada Patricia Miranda.

O Projeto de Resolução entregue, na Assembleia Legislativa dos Açores, recomenda ao atual governo regional que “adote medidas para que as indústrias de Lacticínios dos Açores possam promover acordos de tarifas com a distribuição, e que essas tarifas revertam inteiramente para o produtor, para que o seu rendimento seja salvaguardado e pago de forma justa”.

Patricia Miranda refere, ainda, a proposta para “incentivar a união entre produtores, cooperativas, associações, indústria e distribuição”. Outra das medidas que os deputados do PS/Açores consideram necessário que o Governo implemente, passa pela “promoção, desenvolvimento e apoios a iniciativas de internacionalização e exportação dos produtos lácteos dos Açores, com o objetivo de continuar a alcançar novos mercados para os nossos produtos”.

Estas medidas, sublinha a deputada do PS/Açores, “são um contributo para responder à progressiva descida do preço do leite pago aos produtores, cujo impacto se faz sentir de forma acentuada nos seus rendimentos”.

Não obstante “o muito que já foi feito” na Região, “a produção de leite precisa que se apresentem soluções práticas, eficazes e objetivas, por forma a reduzir ao mínimo possível os inevitáveis impactos da atual crise, tranquilizando os produtores e a própria indústria”, realça Patricia Miranda.

foto/ DR

AExpresso