• Dom. Abr 18th, 2021

Açores Expresso

Editor / Diretor: João Edgardo Vieira

Top Tags

Ilídia Quadrado solicita dados atualizados sobre os custos de ampliação do Aeroporto da Horta

Byadmin

Abr 8, 2021

A deputada do PSD/Açores na Assembleia da República, Ilídia Quadrado, questionou o Ministro das Infraestruturas e da Habitação sobre os dados atualizados referentes aos custos da ampliação da pista do Aeroporto da Horta, “uma obra por que a população faialense anseia há mais de 20 anos”, disse.
 
“É um tema que continua a ser fulcral para o desenvolvimento do Faial e dos Açores e, como foi recentemente referido pelo Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, é ainda mais importante hoje do que no passado, pelo que os números reais têm de ser conhecidos”, recordou a social democrata.
 
Aquele governante afirmou que o estudo promovido pela Câmara Municipal da Horta, depois de avaliado pelo LNEC e pela ANAC, “subavaliou os valores da obra, com aquelas entidades a concluírem que a mesma custará muito mais do que a estimativa inicial de 35 a 40 milhões”, referiu Ilídia Quadrado.
 
A deputada açoriana quer conhecer “a fundamentação e a discriminação do que está subavaliado”, tendo solicitado ao Governo da República “o acesso aos pareceres do LNEC e da ANAC”. Atendendo às afirmações do Sr. Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, pressupõe-se que já foi analisada a viabilidade técnica e financeira da ampliação da pista do Aeroporto da Horta, daí ter questionado o Ministro sobre o custo real estimado da ampliação do Aeroporto da Horta.
 
No mesmo âmbito, a social democrata questionou a possibilidade “de se fazer coincidir a construção já prevista das RESA com a ampliação da pista do Aeroporto da Horta, tendo em conta as significativas economias no custo final de ambas as intervenções”, concluiu.

foto/ DR

AExpresso