Vasco Cordeiro representa o Comité das Regiões na Conferência sobre o Futuro da Europa

Vasco Cordeiro, 1º Vice-Presidente do Comité das Regiões da União Europeia, e Presidente do PS/Açores, integra a delegação do Comité das Regiões à Conferência sobre o Futuro da Europa, iniciativa que vai debater os desafios e as prioridades que se colocam ao futuro da Europa. A Conferência sobre o Futura da Europa tem a sua sessão plenária inaugural no dia 19 de junho, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

“É, naturalmente, com expectativa que a União Europeia embarca nesta iniciativa de debate sobre a forma como ela deve aproximar-se dos cidadãos e, também, deve melhorar o seu funcionamento indo ao encontro dos anseios e das necessidades dos europeus. Da minha parte, considero esta uma oportunidade importante que valerá, não só por aquilo que forem os trabalhos da Conferência, mas, sobretudo, pela sequência que os seus trabalhos tiverem na conformação de uma União Europeia mais democrática, mais eficaz e mais direcionada para os desafios que se colocam no presente e no futuro. O que levo para esta participação é, não só aquilo que resulta da minha perceção como representante do Comité das Regiões, mas também aquilo que resulta da minha experiência, aos mais diversos níveis, de viver e trabalhar numa região ultraperiférica. Os Açores e, por seu intermédio, também a realidade das regiões ultraperiféricas têm, desde logo, mas não só, por esta via, uma participação nesse importante debate”, referiu a este propósito o antigo Presidente do Governo dos Açores.

A sessão inaugural conta com 108 representantes do Parlamento Europeu, 54 do Conselho Europeu, três da Comissão Europeia, 108 representantes de todos os parlamentos nacionais e cidadãos, para além dos 18 elementos do Comité das Regiões Europeu e do Comité Económico e Social Europeu, onde se inclui o Presidente Apostolos Tzitzikosta e os representantes de vários partidos (Olgierd Gulewicz, Jelena Drenjanin, Mark Speich, Isabel Díaz Ayuso, Ilse Aigner, Yoomi Renström, Concepción Andreu Rodríguez, Kata Tüttő, Karl-Heinz Lambertz, François Decoster, Mirja Vehkaperä, Paula Fernández Viaña, Władysław Ortyl, Roberto Ciambetti, Kieran McCarthy e Muhterem Aras).

A Conferência sobre o Futuro da Europa resulta do compromisso assumido pelo Parlamento Europeu, Conselho e Comissão Europeia que depois de auscultar os europeus, através conferências e debates organizados em todo o espaço europeu, bem como através de uma plataforma digital interativa multilingue vão dar seguimento às recomendações que resultarem dessas iniciativas.

As ideias que podem ser apresentadas na plataforma digital multilingue dizem respeito a tópicos como: Alterações climáticas e ambiente; Saúde; Uma economia mais forte, justiça social e emprego; A UE no mundo; Valores e direitos, Estado de direito, segurança; Transformação digital; Democracia europeia; Migração; Educação, cultura, juventude e desporto”.

foto/ DR

AExpresso