• Seg. Out 18th, 2021

Açores Expresso

Editor / Diretor: João Edgardo Vieira

Top Tags

Mais professores nas escolas e maior estabilidade na classe docente

Byadmin

Ago 31, 2021

O Grupo Parlamentar do PSD/Açores congratulou-se hoje com o resultado do Concurso de Pessoal Docente 2021/2022.
 
De acordo com a deputada Délia Melo, “este foi um ano sem precedentes para a classe docente. Deu-se um passo significativo na estabilização laboral, pessoal e familiar de um elevado número de professores”, referiu.
 
A social democrata considera que o Governo Regional “teve a coragem de pôr termo às situações de injustiça que se verificavam no passado, em que as necessidades permanentes eram tratadas como necessidades transitórias”.
 
Délia Melo relembra que, com as decisões do novo executivo, aprovadas na Assembleia Legislativa, nomeadamente a abertura de quadros de ilha, “ficaram vinculados aos quadros da região 281 professores”.
 
Frisou, ainda, que no Concurso Interno de Afetação, houve lugar a 705 colocações: “Falamos de números muito superiores aos verificados nos anos anteriores, o que mostra bem a aposta do atual Governo Regional na valorização da classe docente, como, de resto, sempre prometeu fazer!”
 
Já no que concerne a horários completos anuais para a contratação a termo resolutivo, ao todo foram colocados 495 docentes, um número que poderá vir a aumentar em resultado da não aceitação das colocações.
 
Délia Melo sublinhou igualmente que “as medidas levadas a cabo pelo Governo Regional revelam a grande importância dada ao setor da Educação. Aposta-se em mecanismos de apoio às escolas e na promoção de um ensino mais individualizado, dando cumprimento ao Plano de Recuperação de Aprendizagens”, assegurou.
 
“Tal é evidente quando se verifica que, apesar da diminuição em cerca de 600 alunos matriculados no presente ano letivo, haverá um aumento de sensivelmente 150 professores nas escolas dos Açores em relação ao passado”, concluiu a parlamentar.

foto/ DR

AExpresso