Coligação destaca resultado eleitoral que “fortalece coesão” do Governo dos Açores

O presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, destacou que os resultados das eleições autárquicas “fortalecem a coesão” do Governo Regional da coligação PSD/CDS-PP/PPM, alegando que os açorianos reconheceram que uma “solução de governo plural funciona”.

“Concluímos, com objetividade, que o resultado eleitoral nos fortaleceu e reforçou a coesão desta solução governativa para os Açores”, afirmou José Manuel Bolieiro, em conferência de imprensa, acompanhados pelos líderes regionais do CDS-PP, Artur Lima, e do PPM, Paulo Estevão.

O líder dos social-democratas açorianos garantiu que o Executivo da coligação PSD/CDS-PP/PPM vai tratar de forma “isenta” todas as autarquias, independentemente da sua cor política.

“O princípio de lealdade democrática que nos caracteriza impõe-nos uma relação isenta com todos os autarcas eleitos, independentemente da sua cor partidária, porque agora, após as eleições, representam o seu povo e o seu território”, assegurou José Manuel Bolieiro.

Já o presidente do CDS-PP/Açores, Artur Lima, sublinhou que os eleitores açorianos consideraram, nas autárquicas, que a atual solução governativa tem garantido “resultados positivos” para os cidadãos.

“Os açorianos reconheceram que esta forma de governo plural funciona. Está a funcionar a bem dos Açores e tem tido resultados muito positivos para as nossas populações”, referiu o líder regional do CDS-PP.

Por seu lado, o coordenador do PPM/Açores, Paulo Estevão, afirmou que os resultados eleitorais revelam que os açorianos estão satisfeitos com a atuação do Governo Regional, destacando ainda que os municípios liderados pelos partidos da coligação ou com o seu apoio representam 67% da população do arquipélago.

“É evidente que se não existisse uma apreciação positiva do desempenho do Governo Regional estes resultados eleitorais não teriam sido possíveis. Uma má governação não teria originado resultados tão significativos”, frisou.

Segundo os líderes dos três partidos que formam o Governo Regional dos Açores, o resultado das eleições autárquicas demonstra que se está a consolidar uma mudança de ciclo político.

Nas eleições autárquicas de 26 de setembro de 2021, os partidos que suportam o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) conquistaram a presidência de nove câmaras municipais da Região, tantas quantas o PS, tendo o movimento independente ‘Dar Vida ao Concelho’ – apoiado pelos partidos da coligação – ganho a Câmara Municipal da Calheta.

foto/ DR

AExpresso