
A deputada do PSD/Açores Guilhermina Silva sublinhou hoje “o trabalho árduo” do Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) “para mudar o paradigma do Ensino Profissional na Região, com vista a elevar o nível de formação e qualificação das próximas gerações de açorianos”, adiantou.
A social-democrata falava após reuniões com os responsáveis pela Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo e o responsável pela Escola Profissional da Praia da Vitória, onde também estiveram os deputados Flávio Soares e Sabrina Furtado, “em que pudemos aferir os novos desafios do Ensino Profissional na Região, recolhendo conteúdos e sugestões para melhorar as ofertas formativas e as condições de trabalho daqueles e de outros estabelecimentos de ensino”.
Foi igualmente salientada “a forma como o executivo tem estabelecido pontes com a sociedade civil, sendo que, em pouco mais de um ano, levaram-se a cabo medidas relevantes, que definem uma verdadeira estratégia sustentada, em claro contraponto com o declínio criado, em relação ao Ensino Profissional, pelos anteriores executivos”, referiu.
Há também a destacar “a Agenda Regional para a Qualificação Profissional, que resulta de um amplo processo de debate, desenvolvido a partir do Fórum Regional da Qualificação Profissional, que deixou assente as necessidades de dotar o ensino e a formação profissional de mais visibilidade e mais articulação entre entidades e os diversos setores da nossa economia”, considerou.
A social-democrata explicou que, todos os contributos, no âmbito do Fórum Regional, “deram origem ao Livro Branco, que materializa as reflexões produzidas, apontando as grandes linhas orientadoras das políticas de qualificação profissional para a década”.
“Trata-se de um novo paradigma no ensino e na formação profissional dos Açores, que perspetiva o desenvolvimento baseado na tecnologia, no conhecimento, na participação, na formação e na qualificação de excelência acessível a todos”, acrescentou.
Guilhermina Silva recordou que os Açores poderão aceder “a recursos financeiros essenciais para a qualificação profissional, quer através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), quer com o próximo Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia”.
E reforçou que “os nossos recursos humanos são um enorme valor, e é através deles que os Açores podem crescer, potenciando-se a empregabilidade e perspetivando maior produtividade, mais criação de riqueza e melhores índices de qualidade de vida”.
A deputada do PSD/Açores disse ainda que “também a manutenção de emprego é já uma consequência das novas medidas que o atual governo criou, como sejam o ‘Form.Açores’, o ‘CONTRATAR’ ou o ‘Programa Geração Açores Pro’, que coloca os alunos do ensino profissional em contexto laboral”.
foto/ DR
AExpresso