a) O AçoresExpresso.com é um órgão de informação online, independente e livre, sem qualquer dependência de natureza política, ideológica e económica.
b) O AçoresExpresso, por intermédio dos seus colaboradores e sob a responsabilidade do seu diretor, compromete-se a respeitar a legislação aplicável à atividade jornalística, designadamente a Lei da Imprensa, bem como os princípios éticos e deontológicos da profissão.
c) O AçoresExpresso é concebido, redigido e produzido por pessoas profissionais, que se comprometem a respeitar os direitos e deveres previstos na Constituição da República Portuguesa, na Lei de Imprensa e no Código Deontológico dos Jornalistas.
d) O AçoresExpresso respeita os direitos e deveres da liberdade de expressão e de informação de acordo com a Constituição da República Portuguesa.
e) O AçoresExpresso vai ao encontro da verdade noticiosa, sendo um órgão que procura a isenção e os factos. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público.
f) O AçoresExpresso assume o compromisso de respeitar sempre o sigilo das suas fontes de informação e de nunca quebrar esse princípio fundamental.
g) O AçoresExpresso é uma publicação que pretende chegar aos leitores em diversas plataformas, adaptando o seu suporte à evolução tecnológica, procurando estar sempre próxima dos leitores.
h) O AçoresExpresso procurará a globalidade, abordando temas regionais e nacionais, consoante os critérios editoriais definidos.
i) O AçoresExpresso é elaborado de acordo com as orientações e princípios descritos neste Estatuto Editorial.