Governo dos Açores cria nova plataforma de comunicação com os cidadãos

Governo Parlamento Regional Política Regional

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares anunciou, na Assembleia Legislativa, na Horta, que a candidatura apresentada a fundos comunitários para a criação de uma nova plataforma de comunicação com o cidadão “está aprovada”, acrescentando que “já estão a ser desenvolvidos todos os procedimentos administrativos, financeiros e conceptuais para que seja criada uma nova plataforma, um novo portal, inovador”.

“Neste processo, a nossa prioridade é que esta nova plataforma garanta melhor interatividade e transparência no acesso aos serviços públicos na vertente digital, bem como mais um importante veículo de promoção dos Açores, nas suas diversas dimensões”, frisou Berto Messias, que falava quarta-feira durante o debate sobre uma proposta para a criação de um domínio de primeiro nível na Região.

Berto Messias salientou ainda o crescimento da procura e das visualizações da presença web das plataformas do Governo dos Açores, adiantando que, “entre novembro de 2016 e dezembro de 2017 estamos a falar de 3.334.510 visualizações”.

Relativamente à criação de um domínio de primeiro nível, o Secretário Regional referiu que “é redutor achar que as questões de reforço da nossa identidade ou de promoção estão intimamente ligadas à criação de um ‘Top Level Domain’, diferente do domínio .PT ou .COM”.

“Com as evoluções gigantescas que todos os dias o mundo digital promove, não nos parece que essa questão seja determinante ou prioritária”, afirmou.

Berto Messias referiu ainda as questões práticas relacionadas com a criação de um domínio deste nível, nomeadamente “a obrigatoriedade de pagamento de 190 mil dólares a fundo perdido, seja ou não seja aceite a candidatura, a que acresce o valor variável de 100 mil dólares para o estabelecimento das infraestruturas necessárias e mais 25 mil dólares de anuidade”.

GaCS/AçoresExpresso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.