Município da Horta promove campanha de promoção do bem-estar animal

Foto/DR

A Câmara Municipal da Horta apresentou, esta manhã, a Campanha de Bem-estar Animal, no concelho da Horta, uma campanha que pretende prevenir o abandono animal, promover a detenção responsável e incentivar a adoção e a esterilização dos animais de companhia.

Simultaneamente, pelas mãos do Autarca Faielense foi entregue à PSP da Horta um leitor de microchip, uma vez que esta entidade ainda não era portadora daquele equipamento, permitindo, dessa forma, agilizar procedimentos entre as entidades, no concelho, com responsabilidades ao nível do bem-estar animal.

Esta campanha surge na sequência de um trabalho desenvolvido entre a autarquia  a AFAMA, a ABRIGAR, a PSP e a GNR, contribuindo, dessa forma, para a adequação das políticas de recolha e abate em canis municipais às novas diretivas legais.

Para José Leonardo Silva, o Autarca da Cidade da Horta, “o bem-estar animal é uma responsabilidade de todos”, porque “a capacidade de acolhimento, no canil municipal, não é infinita. Só através de uma campanha bem delineada, se consegue combater os constrangimentos atuais, como a sobrelotação, por excesso de abandono e por escassa adoção de animais errantes”. afirmou.

Está ainda a ser ultimado a proposta de Regulamento Municipal de Controlo de Reprodução de Animais de Companhia no Concelho da Horta, dirigido, especialmente para animais pertencentes a famílias carenciadas.

AExpresso Online