CMPV avança com a criação da Carta Social do Concelho da Praia da Vitória

foto/DR

Foi inaugurada na passada segunda-feira, dia 15 de setembro, pelas 14h00, a sede da União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores (URIPSSA), situada na Rua da Estrela, na qual estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV), Tibério Dinis, a Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso Costa, e o Presidente da ÚRIPSSA, João Canedo.

O Autarca praiense, na sua intervenção, afirmou o importante contributo da URIPSSA para que se possa encarar os desafios atuais de forma positiva. Atualmente, a CMPV está a desenvolver as diligências necessárias para a elaboração da Carta Social do Concelho da Praia da Vitória, documento este que pretende ser, simultaneamente, um instrumento de extrema flexibilidade nos domínios da informação social, de suporte no apoio à tomada de decisão, de apoio à cooperação institucional e, em particular, de informação ao cidadão.

“Agradecemos o desafio lançado pela direção da URIPSSA em trazer a sede para a Praia da Vitória, pois trata-se de um elemento importante para a fixação de serviços e sedes na nossa Cidade. Nessa perspetiva, foi atribuído um apoio para que a URIPSSA se fixasse na Praia da Vitória, apesar de não ter colhido unanimidade em sede de Reunião de Câmara, expresso o orgulho pela equipa que lidero ter apoiado esta ação”, disse o edil praiense.

“Creio que aquela que é a marca da solidariedade social dos Açores e da Praia da Vitória fica reforçada com esta sede no Concelho. A CMPV tem desenvolvido um trabalho de caráter social, dentro das suas competências, e que quer continuar a desenvolver, em colaboração com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do Concelho. Já foi iniciado e espero que esteja concluído ainda no primeiro semestre de 2019, a criação da Carta Social do Concelho da Praia da Vitória, onde nela estarão definidas todas as carências e valências de natureza social do nosso Concelho”, afirmou o responsável municipal.

Tibério Dinis pretende reunir esforços junto das IPSS’s do Concelho, de modo a elaborar uma ação concertada que assegure uma melhor qualidade de vida para os praienses.

“Queremos reunir as melhores sinergias entre todos para que se possa perspetivar um futuro melhor para a Praia da Vitória”, reforçou.

A URIPSSA foi registada em Cartório Notarial a 3 de Janeiro de 2008, tendo como fundadoras as seguintes Instituições: Jardim Infantil de S. Gonçalo, Irmandade de Nossa Senhora do Livramento, Santa Casa da Misericórdia da Horta, Confederação Operária Terceirense, Obra Social Madre Maria Clara e Cáritas da Ilha Terceira. A URIPSSA é associada da CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade. A URIPSSA é a expressão organizada da cooperação entre IPSS sediadas na Região Autónoma dos Açores, que prossegue fins não lucrativos e rege-se pelos princípios da democraticidade, da representatividade e da descentralização.

 

AExpresso Online