Baía da Praia da Vitória é palco uma vez mais do Azores Windsurf Foil Open Challenge

 

De 06 a 10 de novembro, a baía da Praia da Vitória será palco do Azores Windsurf Foil Open Challenge, que reunirá atletas de renome mundial numa iniciativa organizada pelo Clube Naval local, a fim de potenciar as condições de excelência da própria baía e alcançar a notoriedade internacional a nível turístico no período de época baixa nos Açores.

”Este evento enaltece a Praia da Vitória e a Região Autónoma dos Açores, reforçando a oferta do turismo de mar e de natureza além-fronteiras, um dos motores essenciais ao desenvolvimento económico local. O Município da Praia da Vitória, em conjunto com diversas entidades e o Clube Naval, tem procurado potenciar a baía, pois esta deve estar no topo das prioridades no que concerne ao turismo desportivo nos Açores. A nossa baía tem de afirmar-nos como centro do turismo de mar e aventura no arquipélago”, sublinhou Tiago Ormonde, vereador do Desporto da Autarquia praiense.

“O Clube Naval da Praia da Vitória (CNPV) tem demonstrado muito empenho e dedicação na organização de provas desportivas, valorizando as condições únicas e especiais que caracterizam a nossa baía. Seja pela segurança, estado do vento ou das correntes marítimas, este local é naturalmente especial”, referiu o edil praiense.

“Gostaria ainda de deixar aqui um reconhecimento pela excelência do trabalho do CNPV ao nível da formação dos aletas nas mais variadades modalidades naúticas. Acredito que esta é uma mais-valia para o Concelho e deixo hoje o meu agradecimento pela dedicação demonstrada”, referiu.

Para José Mendonça, presidente do CNPV,”o Azores Windsurf Foil Open Challenge foi concebido em função de três objetivos, nomeadamente a criação de uma prova ordinária de referência  mundial; a promoção, em época baixa, de um encontro entre velejadores internacionais; e a valorização da baía da Praia da Vitória como local de excelência para a prática de desportos naúticos”.

“Pretendemos, a par com a experiência já comprovada na concretização de outras provas desportivas, afirmar os Açores também como destino turístico. A concretização de ações desta natureza permitirá aos velejadores treinarem e disputarem a competição com outros atletas de elite num ambiente propício à prática desportiva, o que torna este evento atrativo para quem nos visita”, disse.

Carlos Borges, diretor técnico da prova, acredita que este é ”o momento certo para concretizar a iniciativa, uma vez que se pretende atrair os principais velejadores do mundo e também outros atletas amadores que sejam amantes da modalidade. Neste sentido, contamos com a presença de atletas medalhados da elite do Windsurf, demonstrando o interesse dos mesmos pela Praia da Vitória”.

“Ano após ano, o CNPV preocupa-se em observar a projeção das provas que ocorrem nesta Cidade. Deste modo, observamos, nos últimos meses, a referência a cerca de 125 notícias em publicações de todo o mundo sobre a Praia da Vitória e a sua baía. As condições da mesma, designadamente as grandes velocidades que é possível atingir nestas ações prometem regatas de qualidade com a envolvência da população local”, explicou.

Cíntia Martins, diretora regional do Turismo, defende que “este é mais um grande evento que coloca o arquipélago dos Açores nos circuitos internacionais dos desportos naúticos. A promoção deste evento pelo CNPV é louvável, a valorização do Windsurf deve-se também a esta entidade. Pretendemos que estes eventos continuem a acontecer, pois existe uma confiança nos organizadores locais e no peso que os Açores detém além-fonteiras”.

“O aumento de fluxos turísticos nesta altura passa também por cativar segmentos como este ligados aos amantes do desporto de ondas e que podem ser praticados todo o ano, considerando o clima ameno existentes na Região”, constatou.

Esta iniciativa, a par de outras que se concretizam em outras partes do mundo, pode agregar cerca de 1000 velejadores no mar.

O Azores Windsurf Foil Open Challenge tem o apoio do Governo Regional dos Açores, da Federação Portuguesa de Vela e do Município da Praia da Vitória.