Governo dos Açores abre concurso público para atribuição de espaços a empresas no TERINOV

O Governo Regional dos Açores publicou hoje em Jornal Oficial uma resolução que autoriza o arranque da primeira fase de atribuição de espaços do edifício do TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira a empresas que tenham interesse em instalar-se nesta infraestrutura.

Pretende-se, assim, que o TERINOV seja uma infraestrutura hospedeira de atividades inovadoras na Terceira e nos Açores, potenciando a competitividade empresarial, através da disponibilização de serviços de apoio às empresas e facilitando a sua integração em redes globais de empreendedorismo e inovação.

O apoio à criação e ao desenvolvimento de empresas de base tecnológica e às atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) e às instituições locais, na prossecução e fomento de políticas de ciência e tecnologia, são alguns dos pressupostos deste Parque de Ciência e Tecnologia.

Durante o mês de Outubro foram lançados quatro procedimentos concursais para a aquisição de mobiliário e mobiliário técnico e de equipamentos especializados de fabricação de protótipos e de equipamento informático.

Estes procedimentos concursais representam um investimento de cerca de 473 mil euros.

Com um valor global de investimento de cerca de 10 milhões de euros, sendo as despesas elegíveis cofinanciadas em 85% pelo PO Açores 2020, o TERINOV está vocacionado para algumas áreas da Estratégia de Especialização Regional Inteligente (RIS3) e pretende contribuir para a transferência de conhecimento para as empresas e para o surgimento de ‘start-ups’.

Esta infraestrutura tem como foco as agroindústrias, a indústria agroalimentar e a biotecnologia, mas também vai abranger áreas como as energias renováveis, o ambiente, as tecnologias de informação e as indústrias criativas, com o objetivo de serem criadas sinergias entre a vertente científica e a vertente industrial.

A resolução, que foi aprovada em Conselho do Governo a 5 de Novembro, entra em vigor sábado, 10 de Novembro.

 

AExpresso Online