Angra e Évora promovem Concurso Jovem no 30.º Aniversário de Geminação

Trinta anos depois da geminação de Angra do Heroísmo e Évora, que teve lugar em 1988, as duas primeiras cidades portuguesas a obter a distinção da classificação de Património Mundial pela UNESCO, respetivamente em 1983 e 1986, assinalam a data com um Concurso de Criação dirigido aos jovens dos dois Concelhos.

A iniciativa foi apresentada oficialmente no dia 25 de Novembro, em Évora, no decurso da Sessão Comemorativa do 30º aniversário da geminação, subordinada ao tema “Évora e Angra Patrimónios Mundiais – Cidades Irmãs Unidas Pelo Oceano”.

Unidas pelo Oceano e pela importância do seu Património, as cidades irmãs pioneiras em Portugal desafiam os seus jovens criadores a pensarem e retratarem a herança patrimonial de que gozam com rasgos de criatividade. Sob o lema “UM OLHAR JOVEM SOBRE O PATRIMÓNIO”, o concurso está aberto à participação dos residentes dos 2 concelhos, entre os 16 e os 30 anos e pretende ver realçado e promovido o Património das duas urbes, através do seu olhar irreverente e inovador, quiçá até provocador.

Os interessados podem concorrer em 3 modalidades: fotografia, ilustração gráfica e vídeo, com obras inéditas e originais que não tenham sido submetidas a outros certames.

A avaliação das obras e a atribuição das obras serão objeto de intercâmbio: caberá ao júri de Angra avaliar os trabalhos dos jovens eborenses, sendo os angrenses avaliados por Évora. Os vencedores de ambas as cidades terão um fim de semana pago na cidade irmã (voo de ida e volta e 2 noites de estadia).

O futuro do nosso património coletivo depende do envolvimento, emocional, cívico e pró-ativo dos nossos jovens. Este concurso pretende assim, não só promover e potenciar a sua criatividade artística, mas, acima de tudo, promover o interesse dos jovens pelo conhecimento e defesa do património das suas cidades”, referiu, a propósito, a Vereadora Raquel Caetano Ferreira.

Os interessados em participar neste concurso podem obter toda a informação necessária, nomeadamente as Normas de Participação, bem como a Ficha de Inscrição, no sítio: http://www.cmah.pt/residentes/ver.php?cat=124&=11. As inscrições estão abertas e decorrem até dia 31 de Janeiro.

AExpresso Online