Ilha Terceira já dispõem de Crematório

Autarquias Regional

Tibério Dinis, Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, considerou, que a inauguração do novo Centro Funerário da freguesia de Santa Cruz que integra o Crematório da Ilha Terceira marcam um “dia importante” para o Concelho da Praia da Vitória, uma vez que se conclui a rede de casas mortuárias em todas as freguesias e inaugura-se o novo serviço de cremação na ilha Terceira.

Discursando na sessão solene de inauguração desta obra, da responsabilidade da Junta de Freguesia de Santa Cruz, Tibério Dinis salientou “a complexidade técnica” que acabou por levar a um longo prazo de concretização da obra e a “gestão rigorosa dos fundos públicos” de uma obra, feita e paga, sem deixar encargos às futuras gerações.

“O dia de hoje é importante para a Junta de Freguesia de Santa Cruz, mas para todo o Concelho, por dois motivos: por um lado, estamos perante o culminar de um processo bastante longo e muito complexo, não só pelo valor da obra, mas pelas complexidades técnicas e legislativas que foram precisas ultrapassar; por outro lado, porque concluímos, hoje, um projeto iniciado há 10/12 anos, que foi a construção de casas mortuárias em todas as freguesias do Concelho”, disse.

O edil saudou, por isso, a Junta de Freguesia de Santa Cruz “pelo muito esforço e empenho dedicados a esta empreitada”, pois, frisou, “só assim foi possível chegarmos aqui hoje. Foi feita uma gestão muito rigorosa dos fundos públicos. É muito difícil para uma Junta de Freguesia fazer uma obra desta dimensão, pelo que estão de parabéns e devem ser saudados os seus responsáveis pela forma como lidaram com este projeto”.

“Esta é uma obra diferenciadora, não só porque a Freguesia fica, finalmente, com um espaço, com toda a dignidade, para velar os seus habitantes, mas, porque acrescenta à ilha Terceira um serviço fúnebre que até agora não existia. A partir de hoje, todas as freguesias da Praia da Vitória, estão dotadas de um espaço público, gerido pelas Juntas de Freguesia, para que os entes queridos possam ser velados com toda a dignidade e na sua comunidade”, realçou Tibério Dinis.

O Autarca referiu ainda que, concluída esta rede de casas mortuárias, “a Câmara Municipal da Praia da Vitória continuará a cooperar com as Juntas de Freguesia do Concelho, porque existe um conjunto de trabalhos de outra ordem de grandeza que tem que ser feito. Venham mais e melhores projetos que, naturalmente, a Câmara Municipal está disponível para trabalhar em conjunto com as Juntas, em prol das nossas populações”.

 

AExpresso Online