Andreia Cardoso anuncia definição do valor pago pelo Governo por utente nos Centros de Atividades Ocupacionais

Jornal Online
Breaking News:
Sporting nas ‘meias’ da Taça Challenge de voleibol, apesar de perder com Fonte do Bastardo
André Bradford participa na Convenção Nacional do PS para as eleições europeias
Pescadores açorianos querem ser compensados por estarem impedidos de pescar
Tribunal de Contas vai fazer auditoria à receita dos produtos petrolíferos nos Açores
Sábado, Fev 16, 2019
A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou ontem, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores já chegou a acordo com a União Regional das Misericórdias dos Açores e a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social quanto à fixação do Valor Padrão no financiamento público aos Centros de Atividades Ocupacionais.
“Com o Valor Padrão, ou seja, o valor pago pelo Governo por cada utente, fixado entre 582 e 655 euros, em função do grau de autonomia, e tendo em conta as novas vagas a disponibilizar em 2019, falamos de um financiamento superior a 3,7 milhões de euros aos Centros de Atividades Ocupacionais (CAO), o que representa um aumento de cinco por cento face a 2017”, sublinhou Andreia Cardoso.
A Secretária Regional, que falava na apresentação do projeto para a construção do Centro de Apoio à Deficiência, cujo concurso público foi hoje publicado em Jornal Oficial, salientou que esta ação tem em conta “a vida dessas pessoas e a sua existência enquanto membros de pleno direito da sociedade que integram”.
Andreia Cardoso disse ainda que a promoção da inclusão das pessoas com deficiência é uma das prioridades do Governo Regional para este mandato e que a futura infraestrutura terá em conta as várias necessidades que foram identificadas com a avaliação efetuada aos CAO em 2018.
“Este novo espaço visa uma oferta alternativa de serviços de apoio, que viabilizam a integração social e profissional das pessoas que o irão frequentar, com a introdução de múltiplas valências na área do apoio à deficiência”, afirmou a titular da pasta da Solidariedade Social.
O Centro Apoio à Deficiência resulta de um investimento do Governo dos Açores de mais de quatro milhões de euros, onde se inclui a aquisição do espaço e as obras de requalificação do edifício que dará resposta a 80 pessoas com deficiência na ilha de São Miguel.
Neste equipamento vão funcionar a Aurora Social – Associação de Promoção e Emprego Apoiado, assim como a Associação Portuguesa de Perturbações de Desenvolvimento e Autismo (APPDA).
O edifício salvaguarda espaços destinados à realização de atividades ocupacionais, de desenvolvimento pessoal e social, assim como para o treino de atividades de vida diária e de competências, com vista à promoção da autonomização dos utentes e do seu potencial.
foto/DR
AExpresso Online