Tomás Borba: Composição e Pedagogia

Jornal Online
Breaking News:
Sporting nas ‘meias’ da Taça Challenge de voleibol, apesar de perder com Fonte do Bastardo
André Bradford participa na Convenção Nacional do PS para as eleições europeias
Pescadores açorianos querem ser compensados por estarem impedidos de pescar
Tribunal de Contas vai fazer auditoria à receita dos produtos petrolíferos nos Açores
Sábado, Fev 16, 2019
Dia 16 de fevereiro, pelas 20h30, é lançada a obra “Tomás Borba: Composição e Pedagogia”, coeditada pelo Instituto Açoriano de Cultura e pelo Instituto Histórico da Ilha Terceira, no salão nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
Em complemento a esta apresentação haverá um apontamento musical, na qual serão interpretadas canções eruditas de câmara e infantis, com a presença dos intérpretes Glória Pimentel – mezzo soprano; Ana Sousa – Contralto; Fábio Silveira – barítono; Pedro Carvalho – flauta; Edward Ayres d’ Abreu – piano e Francisco Rocha – piano.
Este trabalho, da responsabilidade de Duarte Gonçalves Rosa, Antero Ávila e Edward Luiz Ayres d’Abreu, procura refletir sobre alguns dos aspetos notáveis da obra do compositor e pedagogo terceirense Tomás Borba (1867-1950).
Coautor, com Fernando Lopes-Graça, do ilustrado “Dicionário de Música” (1956-58), uma das obras de referência no estudo da música, Borba foi ummúsico que cultivou diversos géneros de composição musical e, na opinião de Luís de Freitas Branco e de Frederico de Freitas, um dos primeiros compositores portugueses a usar os «estilos do modalismo e cromatismo».
A obra, agora publicada, contextualiza todo esse seu trabalho de composição, sendo ainda enriquecido com análises e seleção de obras que demonstram a inventividade e proficiência musicais do compositor. Aborda, também, o labor pedagógico de Borba, salientando o papel inovador que teve na pedagogia da música em Portugal, particularmente através da introdução do Canto Coral nas escolas e dos trechos que escreveu para as disciplinas de Educação Musical e Canto Coral, onde é bem evidente uma especial preocupação com a voz das crianças e a evolução da mesma pelos diversos níveis etários.
Tomás Borba: Composição e Pedagogia
Autor: Duarte Gonçalves da Rosa
Coautores: Antero Ávila e Edward Luiz Ayres d’Abreu
Edição: Instituto Açoriano de Cultura e Instituto Histórico da Ilha Terceira
IAC/AExpresso Online