Governo Regional dos Açores autoriza abertura de 954 concursos para trabalhadores na Administração Púb

Governo Regional

O Governo dos Açores, através da Vice-Presidência, aprovou, na sequência do esforço contínuo desenvolvido para reforçar, rejuvenescer e qualificar a Administração Pública Regional, o mapa anual global consolidado de recrutamento para os serviços e organismos da administração regional em 2019.

Os concursos vão permitir o preenchimento de 954 lugares, correspondendo à satisfação de necessidades permanentes dos diversos serviços e organismos regionais.

Um despacho publicado em Jornal Oficial revela o número de lugares, por carreira, natureza do vínculo de emprego público e respetivo departamento regional, nos termos da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas.

Nesse sentido, dos 954 novos concursos para a Administração Pública Regional, 680 correspondem a contratos de trabalho por tempo indeterminado, sendo que 254 são a termo certo, considerando as necessidades de substituição temporária, entre outras situações.

Em termos de carreiras, as novas vagas são destinadas a 377 assistentes operacionais, 240 técnicos superiores, 165 assistentes técnicos, 69 enfermeiros, 26 médicos, 25 técnicos de informática e 15 terapeutas da fala, entre outras.

Para além da renovação e melhoria dos procedimentos de admissão de funcionários para a administração pública direta e indireta, o Governo dos Açores está também a promover e a reforçar a estabilidade laboral nos organismos públicos, destacando-se as áreas da Educação, Saúde e Agricultura.

Assim, entre as 954 vagas, 303 são no setor da Educação, sendo 168 para assistentes operacionais, 55 para técnicos superiores, 45 para assistentes técnicos e 17 para técnico de informática, entre outras.

Na Saúde, estão a concurso 197 vagas nas Unidades de Saúde de Ilha dos Açores, correspondentes, entre outras, a 69 vagas para enfermeiros, 26 para médicos, 52 para assistentes operacionais, 15 para técnicos superiores, 20 para assistentes técnicos e oito para fisioterapeutas.

Para o setor agrícola estão destinados 155 novos concursos, essencialmente para 87 assistentes operacionais, 37 para técnicos superiores e 29 para a carreira de assistente técnico.

No que se refere a assistentes operacionais, carreira transversal a todos os departamentos da Administração Pública, o Executivo vai contratar 220 só este ano, ultrapassando o compromisso assumido, tendo em vista a contratação, até ao final da legislatura, de 200 assistentes operacionais para os setores da Educação e da Saúde.

Os 954 concursos agora abertos na Administração Pública, abrangendo todas as ilhas do arquipélago, seguem-se aos 773 que foram lançados no último ano.

Com mais este procedimento concursal, o Governo dos Açores empenha-se pela existência de uma administração pública rejuvenescida, qualificada e eficiente, ao serviço dos cidadãos e das empresas, sendo também uma condição para o crescimento e para a competitividade da Região.

 

foto/JEdgardo Vieira

AExpresso Online