Governo Regional inicia esta terça-feira visita à ilha Terceira

Durante três dias Vasco Cordeiro visita algumas obras, inaugura outras, preside a cerimónias, reúne-se com entidades e recebe a população da Terceira.

O Governo Regional inicia hoje uma visita de três dias à ilha Terceira, onde se reúne com várias entidades, inaugura obras e recebe a população.

O presidente do Governo visita logo pela manhã a obra de construção do
Terminal de Carga da Aerogare Civil das Lajes, que, segundo o executivo, “vai melhorar substancialmente o fluxo de mercadorias neste aeroporto”. De seguida, Vasco Cordeiro inaugura o ramal da Estrada Regional n.º 6-2.ª, em São Carlos, numa cerimónia em que também será apresentado o projeto para a melhoria das condições de circulação pedonal naquela zona.

Ainda na manhã de hoje, o chefe do executivo açoriano preside à assinatura de um Memorando de Entendimento com a Comissão Fulbright para o estabelecimento de um programa de bolsas de investigação de curta duração e, depois, à cerimónia de autorização de apoios na área da habitação, que abrangem 16 famílias do concelho de Angra do Heroísmo.

A visita à obra de construção do Edifício RAI, apartamentos turísticos de 4 estrelas, um Projeto de Interesse Regional (PIR), e a inauguração da reabilitação da Residência para Acolhimento de Doentes Deslocados na Ilha Terceira, com capacidade para 12 pessoas, preenchem o programa da tarde.

Vasco Cordeiro reúne-se depois com os presidentes das câmaras municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, terminando este dia com uma reunião com o Conselho de Ilha.

Recorde-se que o Conselho de Ilha decidiu, na semana passada, voltara reivindicar a melhoria de acessibilidades e intervenções em infraestruturas aéreas e portuárias.

Entre outras medidas os conselheiros pedem que o executivo avance com uma proposta de revisão do modelo de subsídio social de mobilidade e que lance um concurso público para a privatização da gestão da Aerogare Civil das Lajes.

O órgão independente, que reúne políticos, empresários, líderes de associações e sindicalistas, alerta para a necessidade de concretização das obras de prolongamento do cais e de construção da rampa ‘roll-on/roll-off’ no Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, da construção de um cais de cruzeiros na Praia da Vitória, bem como da criação de uma plataforma logística e de um posto de abastecimento de gás natural no Porto da Praia da Vitória.

Reivindica também a retoma da linha lilás, que garante ligações marítimas de passageiros entre Angra do Heroísmo e Calheta, uma ligação marítima entre a Ilha Terceira e o Porto do Topo, a melhoria dos transportes de marítima, tanto dentro do arquipélago, como com o continente, e a reposição do desalfandegamento nos CTT da ilha.

O Conselho de Ilha da Terceira aponta ainda a necessidade de melhoria das ligações aéreas com o continente e o reforço de rotas internacionais, o incremento da promoção turística da ilha e a criação de miradouros e outras infraestruturas de valorização turística.

Também a “mitigação da pegada ambiental originada pela presença militar norte-americana na Base das Lajes” é reivindicada pelos conselheiros.

Amanhã, o presidente do Governo Regional participa numa reunião de parceiros do projeto ‘Ilhas de Inovação’ e preside à apresentação do projeto de requalificação e ampliação de um edifício para espaço de animação de rua da Cáritas da ilha Terceira, visitando depois o projeto ‘Sementes’, promovido por esta instituição no âmbito do programa AQI – Avaliar, Qualificar, Inserir. Ainda durante a manhã, Vasco Cordeiro preside à inauguração da requalificação da fábrica da Pescatum, cuja produção é integralmente exportada para Espanha.

A tarde começa com uma visita a várias empresas instaladas na Praia da Vitória no âmbito do projeto ‘Terceira Tech Island’, seguindo-se a inauguração do Caminho Rural da Serra do Cume, numa extensão
de 4.300 metros, que serve cerca de seis dezenas de agricultores.

O presidente do executivo açoriano visita ainda a FRUTER – Associação de Produtores de Frutas, de Produtos Hortícolas e Florícolas da Ilha Terceira.

A partir das 17h30, o Governo Regional recebe a população da ilha Terceira, na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade.

Na quinta-feira, último dia da visita à ilha Terceira, o presidente do executivo açoriano preside à cerimónia de entrega de certificados dos cursos de Aquisição Básica de Competências (ABC) e de Competências Digitais na Escola Profissional da Praia da Vitória e, ao princípio da tarde, à atribuição de apoios na área da habitação a mais de uma dezena e meia de famílias do concelho da Praia da Vitória.

O programa desta deslocação do Governo Regional à ilha Terceira inclui ainda reuniões dos membros do executivo com diversas entidades e visitas a empreendimentos em curso.

foto/DR

AExpresso Online