Bolieiro afirmou que “atuação atenta” do PSD desbloqueou impasse sobre a Aerogare da Graciosa

O presidente do PSD/Açores afirmou que a “atuação atenta” do partido, através de um “trabalho de equipa”, permitiu desbloquear o impasse em torno do projeto de construção da nova aerogare da ilha Graciosa.

“Foi com satisfação que tomei conhecimento que a atuação atenta do PSD, coordenada entre o deputado Paulo Moniz, que questionou o presidente da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) na Assembleia da República, o deputado regional João Bruto da Costa e a Comissão Política de Ilha do partido, permitiu desbloquear o impasse existente”, disse José Manuel Bolieiro, após uma reunião com a SATA Aeródromos.

O líder social-democrata lembrou que o Governo Regional “aguardava há dois anos” pelo parecer da ANAC ao projeto da nova aerogare, tendo a recente intervenção dos social-democratas na Assembleia da República sido de “enorme utilidade” para que o regulador do setor “desse finalmente uma resposta”.

Para José Manuel Bolieiro, “este é um bom exemplo do entendimento que tenho de como deve ser feita a atividade política: através de uma forma coordenada, eficaz e com um trabalho em equipa”.

“A nova aerogare da ilha Graciosa poderá finalmente avançar sem mais demoras, num investimento superior a quatro milhões de euros e com um prazo de execução de 20 a 24 meses”, sublinhou.

Recorde-se que, no passado dia 24 de maio, a zona de cargas da atual aerogare da Graciosa foi parcialmente destruída por um incêndio.

No final da reunião com a SATA Aeródromos, no âmbito da sua visita à Graciosa, José Manuel Bolieiro assumiu o compromisso de apoiar a empresa na concretização do projeto de ampliação da pista da ilha.

“Assumo o compromisso de, enquanto Presidente de um futuro Governo Regional social-democrata, assegurar todo o empenho pessoal e institucional à SATA, para que esta possa cumprir a programação de execução da obra de ampliação da pista do aeródromo da Graciosa, que deve estar concluída até 2024, ou seja, na próxima legislatura”, frisou.

O presidente do PSD/Açores referiu que a obra de ampliação da pista, com um custo de cerca de 10 milhões de euros, “irá aumentar significativamente a operacionalidade do aeroporto da Graciosa, desde logo permitindo a operação noturna”.

“O PSD/Açores valoriza o trabalho dos operacionais da SATA na ilha Graciosa, bem como de todos os que, com dedicação e empenho, possibilitam olhar o futuro com uma perspetiva positiva e com ambição”, acrescentou José Manuel Bolieiro.

foto/DR

AExpresso