• Qui. Mai 13th, 2021

Açores Expresso

Editor / Diretor: João Edgardo Vieira

Top Tags

Covid-19: Açores registam 31 novos casos nas ultimas 24 horas e todos em São Miguel

Byadmin

Abr 17, 2021

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 31 novos casos positivos de Covid-19, todos em São Miguel, em contexto de transmissão comunitária, resultantes de 2.418 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e outras duas em laboratórios privados não convencionados. 

O concelho da Ribeira Grande regista 12 novos casos (um em Rabo de Peixe, três na Ribeira Seca, cinco nas Calhetas, dois na Matriz e um nos Fenais da Ajuda). No concelho de Ponta Delgada foram registados três casos (Livramento, São José e Fajã de Cima, com um caso, cada). No concelho de Vila Franca do Campo foram registados oito casos (quatro na freguesia de Água de Alto e um caso em cada uma das freguesias de Ribeira Seca, Ponta Garça, Ribeira das Tainhas e São Miguel). O concelho da Lagoa registou também oito casos (cinco em Santa Cruz, e um caso em cada uma das freguesias do Rosário, Cabouco e Ribeira Chã).

Com a saída do Porto da Horta, na ilha do Faial, de uma embarcação a bordo da qual foram registados esta semana nove casos positivos, igual número foi abatido ao total de casos ativos na Região.

Também nas últimas 24 horas foram registadas 36 recuperações, todas em São Miguel, sendo 14 em Ponta Delgada (quatro no Livramento, três em São Roque, duas nas Capelas, duas em São Pedro, uma nos Arrifes, uma na Fajã de Baixo e uma em Santa Clara);  duas em Santa Cruz do concelho da Lagoa; seis no concelho do Nordeste (duas na Achadinha, duas em Santana, uma na Achada e uma na Vila do Nordeste), 14 no concelho de Vila Franca ( 10 em São Miguel, duas em São Pedro, uma na Ribeira Seca e uma em Ponta Garça).

Estão internados 14 doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, quatro dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos. Em vigilância ativa estão 1.376 pessoas

À data de hoje a Região conta com 377 casos positivos ativos, sendo 367 em São Miguel, cinco em Santa Maria, três na Terceira, um nas Flores e um no Faial. Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.645 casos positivos de Covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 4.118 pessoas. Faleceram 30, saíram do arquipélago 77 e 43 apresentaram prova de cura anterior. Está ativa uma cadeia de transmissão partilhada entre São Miguel e a Terceira, e foram extintas 199 cadeias de transmissão.  

Até à data de hoje realizaram-se nos Açores 423.615 análises para despiste para despiste do vírus SARS-CoV-2, responsável pela doença Covid-19.

A ilha de São Miguel encontra-se em nível de Alto Risco, sujeita a medidas de contenção correspondentes a este nível de risco. Em todos os outros concelhos das restantes ilhas vigora o nível de Muito Baixo Risco.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 15 de abril corrente, 66.557 pessoas com 15 ou mais anos foram vacinadas no arquipélago, 46.165 com a primeira dose e 20.392 com a segunda, no âmbito da 1ª fase do Plano Regional de vacinação, em curso. Mais informação em: https://vacinacao-covid19.azores.gov.pt.  

foto/ DR

AExpresso