• Sex. Set 24th, 2021

Açores Expresso

Editor / Diretor: João Edgardo Vieira

Top Tags

É permitido a presença de público a assistir da bancada respeitando quer o uso de máscara quer o distanciamento físico

Byadmin

Jun 18, 2021

A cidade Património Mundial é, no sábado e no domingo, o palco principal do karaté açoriano ao acolher os campeonatos regionais da modalidade, num total de 109 praticantes em representação de dez clubes das ilhas Terceira, São Miguel e Faial.

Integradas na programação oficial das Sanjoaninas, as provas decorrem no pavilhão do complexo desportivo do Estádio João Paulo II e contam no primeiro dia, para os escalões de infantis, iniciados e juvenis, com 73 inscritos para 114 participações em kata (forma) e kumite (combate), sendo 37 oriundos da Terceira, 34 de São Miguel e dois do Faial; enquanto no segundo dia são esperadas 72 participações, também em kata e kumite, protagonizadas por 36 karatecas cadetes, juniores e seniores, 18 da Terceira, 17 de São Miguel e um do Faial.

Esta é, porém, uma edição marcada por um número significativamente inferior de participantes, quando comparado com anos anteriores, em boa parte por causa da Covid-19, já que, no caso concreto de São Miguel, o vírus SARS-CoV-2 dificultou durante muito tempo a concretização dos treinos o que motivou um número reduzido de inscrições daquela ilha. De fora ficam São Jorge e Santa Maria que não se inscreveram por impedimento de agenda.

O evento, organizado pela Associação de Karaté dos Açores (AKA), sob a égide da Federação Nacional de Karaté – Portugal, é o primeiro de âmbito regional a acontecer durante a presente época desportiva e serve de apuramento para as competições nacionais, marcadas para 26 e 27 de junho, para cadetes, juniores e sub-21, e a 10 e 11 de julho, para infantis, iniciados, juvenis e seniores, ambos os encontros a decorrer na Expocentro, no Pombal.

A situação epidemiológica que se vive – e que só agora possibilita a realização dos campeonatos regionais açorianos – leva a AKA a seguir escrupulosamente um conjunto de medidas, de forma a garantir, não só aos atletas mas à totalidade dos intervenientes, todas as condições impostas pelas autoridades de saúde para eventos desta natureza. Por essa razão, no sábado e no domingo (de manhã a partir das 9 e de tarde às 15 horas) o público pode assistir, da bancada, mas respeitando quer o uso de máscara quer o distanciamento físico. Uma vez que a lotação é de apenas um terço da sua capacidade, o que se traduz em 40 lugares disponíveis para a assistência, será dada prioridade aos familiares diretos e encarregados de educação dos karatecas.

De acordo com a organização, estão inscritos os seguintes clubes: Faial – Clube de Karaté-do Shotokan da Horta; Terceira – Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo, Clube de Karaté-do Shotokan da Praia da Vitória e Este Karaté Clube; e São Miguel – Academia de Karaté de Vila Franca do Campo, Centro de Karaté de Lagoa, Clube de Karaté Shotokan da Povoação, Clube de Karaté Shotokan de Rabo de Peixe, Clube de Karaté Shotokan da Relva e Clube de Karaté-do da Ribeira Grande.

Os campeonatos contam com o apoio da Direção Regional do Desporto, Serviço de Desporto da Terceira, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Azoris Angra Garden, Ilha 3 Rent-a-car e TopCar.  

foto/ DR

AExpresso