• Sex. Nov 26th, 2021

Açores Expresso

Editor / Diretor: João Edgardo Vieira

Top Tags

PSD/Açores elogia a entrada de 281 professores contratados nos quadros da Região

Byadmin

Jul 1, 2021

O grupo parlamentar do PSD/Açores congratulou-se com a entrada de 281 professores contratados nos quadros da Região, considerando que é “um passo histórico e muito significativo na estabilidade laboral, pessoal e familiar de muitos docentes” , avançou Rui Espínola.

O vice presidente da bancada social democrata destaca “o combate efetivo deste novo governo açoriano à precariedade laboral , agora no setor da Educação, permitindo uma estabilidade do corpo docente nas nossas escolas”, sublinhou.

“Essa estabilidade era aguardada por muitos, há mais de uma dezena de anos, e só foi possível agora devido às recentes alterações ao Regulamento do Concurso de Pessoal Docente, que criou os quadros de ilha e possibilitou a abertura de 321 vagas para vínculo à região”, lembrou Rui Espínola.

O deputado do PSD/Açores diz que tal representa “uma visão integrada do sistema educativo regional, porque tem em conta as especificidades geográficas do arquipélago e as necessidades das suas unidades orgânicas”, explica.

E acrescenta que a nova realidade permitiu “uma discriminação positiva para as ilhas com apenas uma Unidade Orgânica, por via da constituição de uma bolsa de professores em quadro de ilha, que ficarão disponíveis para suprir necessidades relativas à falta de professores nessas escolas, para apoios educativos e para a dinamização de projetos”.

Rui Espínola destaca também “a mobilidade efetiva conseguida entre docentes em quadros de escola para quadros de ilha, para que os professores há largos anos vinculados noutra ilha que não a sua, se aproximem, em termos laborais, da sua residência”.

“Estamos, portanto, a falar de uma alteração do paradigma no que concerne à vinculação de docentes que já permitiu melhorar, este ano, as condições laborais de 281 docentes até agora contratados”.

“Ao integrarem a carreira poderão recuperar o seu tempo de serviço e verem agora também valorizados os seus índices remuneratórios e a progressão na carreira docente”, concluiu o parlamentar.

foto/ JEdgardo

AExpresso