• Sex. Nov 26th, 2021

Açores Expresso

Editor / Diretor: João Edgardo Vieira

Top Tags

Santa Maria é um bom exemplo na diversificação agrícola

Byadmin

Jul 1, 2021

As Jornadas Parlamentares do CDS-PP, decorridas na ilha de Santa Maria. “Uma das conclusões que tiramos destes dias é que Santa Maria é um bom exemplo na diversificação agrícola”, afirmou a Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, Catarina Cabeceiras, à saída de uma reunião com a Direção da ARCOA – Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores, sediada no município da Vila do Porto.

Os deputados do CDS-PP enalteceram “o empenho da ARCOA, que além do seu trabalho tradicionalmente direcionado para a criação de animais de carne, mais recentemente desenvolveu a produção de queijo de ovelha, o que é diferenciador na Região, com grande potencial de incremento na economia da ilha de Santa Maria”.

O CDS-PP defende que “a diversificação agrícola nas diversas ilhas é um elemento chave no desenvolvimento de todas” e tal resulta da “dinâmica e espírito empreendedor dos próprios produtores, que não baixam os braços e avançam com produtos inovadores, frequentemente para compensar a sazonalidade de certas culturas, permitindo-lhes assim manter postos de trabalho durante todo o ano e apostando na especialização”.

“Importa também apostar na divulgação destes produtos, salientando aquilo que têm de diferenciador”, afirmou Catarina Cabeceiras, exemplificando que “a meloa produzida em Santa Maria é reconhecida como um produto de elevada qualidade, que além do mais possui características únicas como uma grande riqueza em minerais e um elevado teor de vitamina C”.

O Grupo Parlamentar do CDS-PP considera, portanto, “fundamental que existam na Região cada vez mais produtos diferenciadores e de qualidade, em função daquelas que são as qualidades edafoclimáticas e de relevo de cada uma das nossas ilhas”. Politicamente, é crucial que se garanta “uma rede de transportes eficaz, quer marítimos, quer aéreos, com regularidade e previsibilidade, conforme o CDS-PP tem defendido desde há muito, pois é disso que os nossos produtores mais precisam, como as reuniões que tivemos nestas Jornadas Parlamentares vieram confirmar”.

foto/ DR

AExpresso