• Sex. Set 24th, 2021

Açores Expresso

Editor / Diretor: João Edgardo Vieira

Top Tags

PSD/Açores propõe gasóleo agrícola para apicultores

Byadmin

Jul 7, 2021

O deputado do PSD/Açores Alberto Ponte propôs que seja concedido aos apicultores açorianos acesso ao Sistema de Abastecimento de Gasóleo à Agricultura, tendo questionado o Governo Regional nesse sentido.

Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, o parlamentar social-democrata explicou que em causa está “a alteração da atual redação da Portaria n.º 73/2017, de 29 de setembro, que não permite aos apicultores a utilização de gasóleo agrícola nos veículos com que operam na sua atividade, ao contrário do que sucede nas restantes atividades agrícolas”.

Segundo Alberto Ponte, a apicultura nos Açores “constitui uma importante atividade agrícola, cujo desempenho é fundamental para garantir a produtividade nos setores da horticultura e fruticultura”.

“Sendo objetivo do novo Governo dar um ‘forte impulso à apicultura’ nos Açores, como afirmou o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, afigura-se muito importante que, para cumprir tal desígnio, seja concedido aos produtores apícolas o direito à utilização do gasóleo agrícola.”, lembrou o parlamentar social-democrata.

Além dos produtos que resultam da exploração apícola, como o mel, a cera ou o pólen, a apicultura contribui também “para a proteção do ambiente, preservação da biodiversidade e melhoria das produções agrícolas e florestais, graças à ação polinizadora das abelhas”, disse o deputado do PSD/Açores.

Alberto Ponte concluiu, sublinhando que “o crescimento sustentável dos setores hortícola e frutícola nos Açores depende, assim, da criação de condições para que também a apicultura possa constituir uma atividade atrativa”.

foto/ DR

AExpresso