• Seg. Out 18th, 2021

Açores Expresso

Editor / Diretor: João Edgardo Vieira

Top Tags

Deputados do PS/Açores na República instam Governo a esclarecer diminuição de vacinas para a Região

Byadmin

Jul 8, 2021

Os deputados do PS/Açores à Assembleia da República entregaram esta quarta-feira um requerimento no parlamento nacional a solicitar esclarecimentos ao Ministério da Saúde quanto à eventual diminuição do fornecimento de vacinas contra a Covid-19, para a Região Autónoma dos Açores.

Atendendo à informação veiculada de que “a Autoridade de Saúde Regional foi avisada pela Task Force de que no corrente mês vão ser enviadas vacinas em número inferior em relação ao mês passado, devido a uma diminuição do fornecimento por parte da indústria”, Isabel Almeida Rodrigues, Lara Martinho e João Castro, pretendem ver esclarecido se realmente se confirma essa informação, questionando, no caso de se confirmar, “quando é que essa mesma comunicação foi feita e qual o fundamento invocado para a referida diminuição”.

Conforme sublinham no requerimento, “a informação foi veiculada pelo Coordenador da Comissão Especial de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia por Covid-19, Dr. Gustavo Tato Borges, que terá acrescentado que os Açores receberão, em julho, menos 35.000 doses da vacina da Pfizer e menos 8.500 da vacina da Janssen”.

Recordam ainda, Isabel Almeida Rodrigues, Lara Martinho e João Castro, que em esclarecimento aos órgãos de comunicação social, “o Dr. Gustavo Tato Borges afirmou que o Governo e o Coordenador Logístico nos Açores estão em diálogo com a «task force» nacional para que possam ser atribuídas mais doses vacinais para a RAA”, reforçando ainda ter sido dada nota, no mesmo esclarecimento, de que “a Operação Periferia foi alvo de um reforço específico de doses vacinais, tendo sido enviadas mais doses especificamente para a vacinação das ilhas sem hospital, sem prejuízo do número de doses regularmente enviadas para a RAA”.

Nesse sentido, os parlamentares socialistas solicitam o calendário do envio de vacinas para a Região com indicação das respetivas quantidades, questionando se os critérios de distribuição de vacinas por todo o território nacional, foram sempre cumpridos relativamente aos Açores. Sendo negativa a resposta, os deputados querem saber a que se ficou a dever esse incumprimento.

Isabel Almeida Rodrigues, Lara Martinho e João Castro querem ainda ser esclarecidos quanto às “solicitações feitas pela Região Autónoma dos Açores com vista a aumentar o fornecimento de vacinas à Região”.

foto/ DR

AExpresso