• Sex. Set 24th, 2021

Açores Expresso

Editor / Diretor: João Edgardo Vieira

Top Tags

Lurdes Alfinete apoiará a construção de uma Residência de apoio à Pessoa com Deficiência na Ribeira Grande

Byadmin

Jul 8, 2021

A candidata do Partido Socialista à Câmara Municipal da Ribeira Grande assumiu, esta terça-feira, que apoiará a construção de uma Residência de apoio à Pessoa com Deficiência neste Concelho.

Em declarações à saída de uma reunião com a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, Lurdes Alfinete manifestou “grande satisfação” por “perceber que há ideias em comum entre esta candidatura e os corpos gerentes da Santa Casa da Misericórdia”.

Lurdes Alfinete realçou a vontade da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande em “construir um presente e um futuro mais justo e mais solidário”, em particular “para com as pessoas com deficiência e para aqueles que se encontram em posição de maior fragilidade perante a sociedade”.

“Se todos temos direito à dignidade, é necessário concretizar as formas desta dignidade. Avançar para a construção de um equipamento social especializado na área da Deficiência é o caminho certo a seguir. Precisamos de uma Residência que cuide dos jovens adultos deficientes em regime permanente”, salientou a candidata do PS.

Lurdes Alfinete realçou, ainda, a “grande importância do cuidador e das famílias atrás de cada cidadão deficiente”, defendendo que este projeto “deverá prever também quartos para uma resposta temporária,que respondam a situações emergentes temporárias nas famílias ou, simplesmente, aos momentos de grande exaustão dos cuidadores. Cuidar de quem cuida também é importante”.

“Embora ainda estejamos a receber contributos através do email geral@lurdesalfinete.pt, o nosso manifesto está em fase bastante adiantada e prevê várias medidas na área da deficiência. Melhorar o estacionamento e as acessibilidades para pessoas com deficiência, reforçar a comunicação em braille e língua gestual da autarquia, aumentar a quota de integração de cidadãos com deficiência nos serviços camarários e majorar a Pensão Social de Inclusão paga pelo Estado a estes cidadãos são algumas das medidas que iremos detalhar em breve”, finalizou a candidata do PS à Câmara Municipal da Ribeira Grande, Lurdes Alfinete.

foto/ DR

AExpresso