• Qui. Jul 29th, 2021

Açores Expresso

Editor / Diretor: João Edgardo Vieira

Top Tags

Secretário Regional da Saúde Reuniu Com os Representantes dos Trabalhadores das Carreiras Gerais da Função Pública

Byadmin

Jul 8, 2021

No âmbito das conversações com representantes dos profissionais do sector da saúde, o Secretário Regional da Saúde e Desporto reuniu com a Direção do SINTAP – Sindicato dos trabalhadores da Administração Pública, que representa os trabalhadores das carreiras gerais, tais como Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicos e Técnicos Superiores. 

No final da reunião, Clélio Meneses referiu que os profissionais em causa, cujo direito à carreira decorre desde 2018 “acordaram com o Executivo anterior a regularização remuneratória, mas o que é certo é que nunca foi feito qualquer pagamento”. 

“Estamos a fazer um levantamento do impacto financeiro desta medida, que abrange cerca de 1.400 trabalhadores, de modo que se possa já este ano começar a fazer o pagamento, e estamos a negociar com os sindicatos a forma de alcançarmos aqui um acordo de faseamento deste pagamento, a iniciar já este ano” – adiantou. 

O governante referiu estar a aguardar toda a informação necessária, por forma a apresentar aos sindicatos uma proposta de pagamento “num esforço financeiro do governo, cujo volume atinge um valor insustentável para ser pago de uma só vez”. 

Clélio Meneses relembrou que grande parte destes acordos foram publicados um dia após a tomada de posse do atual governo “o que quer dizer que fizeram acordos para outros pagarem. Da nossa parte, como pessoas de bem, e a Região é uma pessoa de bem, vamos cumprir e pagar” – sublinhou. 

À margem da reunião, Clélio Meneses foi instado a comentar o teor de um comunicado do PS/Açores, solicitando a divulgação da correspondência trocada entre o executivo e as instituições envolvidas no alegado processo de vacinação indevida, ainda na primeira fase do processo de vacinação contra a Covid-19. O Secretário da Saúde e Desporto adiantou que o governo regional tem respondido a todos os requerimentos de forma atempada. “Eu próprio já estive, por minha iniciativa, na Assembleia, a esclarecer os senhores deputados, quer em comissão, quer em plenário. Esta situação, em concreto, na perspetiva do entendimento da tutela, é que, de facto, envolve dados pessoais e que estão reservados, de acordo com o regulamento de proteção de dados. É apenas por esta razão” – Frisou. 

Clélio Meneses sustentou ainda a este propósito que “passados seis meses de vacinação, e num processo que está a decorrer tão bem nos Açores, o PS apenas consiga falar de algo que apenas aconteceu em janeiro”. 

foto/ DR

AExpresso