Vasco Cordeiro enaltece “espírito de missão” de enfermeiros nos Açores

O presidente do Governo dos Açores enalteceu, esta terça-feira, no Dia Internacional do Enfermeiro, o “elevado profissionalismo e o espírito de missão” dos profissionais que prestam serviço na região nos “tempos excecionais” de Covid-19.

“Os tempos excecionais que vivemos, provocados pela pandemia da Covid-19, evidenciam, ainda mais, esse elevado profissionalismo e o espírito de missão dos enfermeiros que prestam serviço nos Açores. Certamente que, na nossa relação coletiva, existem aspetos a melhorar, aspetos a alterar, melhorias a concretizar. Mas nada disso obsta, bem pelo contrário, impõe, que, em especial no dia de hoje, se reconheça e enalteça o seu contributo para a nossa região”, considerou Vasco Cordeiro.

O chefe do executivo regional publicou no Facebook um texto a propósito da efeméride hoje assinalada, endereçando uma “saudação especial a todos os enfermeiros dos Açores, os quais constituem um dos pilares” do Serviço Regional de Saúde.

“É também ao trabalho e à dedicação destes profissionais de saúde que se deve o crescimento de 16% do número de consultas, que passaram de cerca de 791 mil para mais de 919 mil entre 2016 e 2019. Um esforço que foi também evidente no aumento de 47% de cirurgias realizadas no mesmo período, que passaram das cerca de 17 mil para mais de 25 mil”, prossegue o governante socialista.

E concretiza, dirigindo-se aos profissionais de saúde: “Saúdo, assim, todos os enfermeiros dos Açores, os quais, com o seu profissionalismo e a sua dedicação, honram e humanizam o nosso Serviço Regional de Saúde. Mantenham-se seguros!”.

foto/DR

Lusa/AExp. Online