Ex-administradores da Escola do Mar ouvidos no parlamento por proposta do Bloco para garantir transparência

Perante as graves acusações feitas pelo secretário regional do Mar relativamente à conduta da ex-administradora da Escola do Mar no desempenho das suas funções, inclusivamente com referência a documentos aos quais o parlamento não tem acesso, o Bloco de Esquerda insistiu na necessidade de serem ouvidos os membros do anterior conselho de administração Ana Rita Fraga e Nuno Henrique. As audições foram aprovadas por unanimidade.

O Bloco de Esquerda anunciou também que vai pedir que sejam entregues ao parlamento todas as atas das reuniões do Conselho de Administração da Escola do Mar dos Açores realizadas em 2021.

A deputada Alexandra Manes voltou a criticar a postura do secretário regional do Mar que se demitiu do cargo de presidente do conselho de administração apenas com o intuito de demitir um dos membros.

“No decorrer desta audição, ficou demonstrado que o Secretário Regional do Mar não conseguiu justificar o expediente utilizado para fazer cair o Conselho de Administração da Escola do Mar dos Açores. Demitir-se de um cargo para o aceitar logo de seguida revela a falta de transparência com que esta escola está a ser administrada”, disse a deputada Alexandra Manes.

A deputada do Bloco criticou o facto de o secretário regional do Mar ter dado a entender que este assunto deveria ser tratado “no recato da associação” que gere a Escola do Mar, e lembrou que “todo o Orçamento do funcionamento da Escola do Mar dos Açores é financiado pela Região” e que, “por isso, o que lá acontece diz respeito a este parlamento e diz respeito a todos os açorianos e açorianas”.

“Aliás, isto demonstra, mais uma vez, que este modelo de criar associações para assumir responsabilidade que devem ser da região, só servem para criar situações de opacidade e falta de transparência”, disse ainda a deputada Alexandra Manes.

O Bloco de Esquerda já tinha solicitado anteriormente a audição de Ana Rita Fraga, ex-administradora delegada da Escola do Mar, no seguimento de declarações que públicas que levantam muitas dúvidas sobre a conduta do Governo Regional na gestão da Escola do Mar, mas o PSD e o Chega impediram que a ex-administradora fosse ouvida  hoje, no mesmo dia em que o secretário regional do Mar foi ao parlamento.

foto/ JEdgardo

AExpresso